Câmara Municipal recebe visita de estudantes

Como parte de um projeto sobre política, estudantes e vereadores participam de debate no plenário do Legislativo Municipal.

Nessa terça-feira (24/04), a Câmara Municipal de Patos de Minas recebeu a visita técnica de alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Marista para uma atividade interdisciplinar. A iniciativa faz parte de um projeto desenvolvido pelo colégio e coordenado pelos professores Mara de Deus Patrício e Allan Gustavo Amorim Alves.

O objetivo é trabalhar o conteúdo de Culturas Contemporâneas, Política e Economia no contexto das Eleições Municipais de 2018, para que, assim, os estudantes participem, de forma ativa, na construção do conhecimento sobre o tema. A visita à Casa Legislativa é uma das etapas da atividade, momento em que os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com os vereadores, saber mais do dia a dia da Câmara Municipal, e, sobretudo, conhecer as formas de relacionamento e contato entre a população e os representantes da base política do país.

Os estudantes e professores foram recepcionados no plenário pelo Presidente do Legislativo Municipal, Vereador Francisco Carlos Frechiani, que manifestou a satisfação em recebê-los. O parlamentar também parabenizou a iniciativa da escola e colocou a Câmara à disposição do colégio, por considerar importante a presença dos alunos no meio político. “Que se torne um hábito a participação dos estudantes na Câmara”, enfatizou. Em seguida, o Professor Allan Gustavo detalhou o projeto em desenvolvimento. Cada vereador fez uma autoapresentação acrescida de comentários sobre a experiência legislativa. A partir daí, houve um proveitoso debate entre estudantes e parlamentares, com muitos esclarecimentos sobre alguns dos principais projetos em tramitação.

Cada vereador respondeu a um questionário entregue pelos alunos do Colégio Marista, que servirá para balizar o projeto em desenvolvimento. Encerrando, a professora Mara de Deus Patrício agradeceu novamente pela recepção, pelas informações e pela colaboração dos parlamentares em responder todas as dúvidas dos estudantes. “Enquanto acompanhava o debate, percebia a surpresa dos alunos ao descobrirem assuntos sobre a Câmara, foi uma verdadeira aula”, finalizou a educadora.

foto01 foto01
foto02 foto02