Técnicos e moradores da Região Sul discutem a Revisão do Plano Diretor de Patos de Minas.

O Diretor de Planejamento da Prefeitura, Marcelo Ferreira Rodrigues, lamenta o pouco investimento em obras na cidade, apenas 8 milhões de um orçamento de 400 milhões de reais.

A sétima Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor de Patos de Minas, a quinta do setor urbano, foi realizada na noite dessa segunda-feira (02/07), na Escola Municipal Maria Inêz Rubinger de Queiroz Rodrigues, com o objetivo de discutir a situação da região sul da cidade. Apesar do número reduzido de participantes, a discussão foi interessante, sobretudo no ponto em que tratou dos melhoramentos necessários para aquela região. A região Sul abrange os bairros Cidade Nova, Ipanema, Jardim Paulistano, Novo Planalto e Planalto.

A Audiência Pública da Região Sul seguiu o roteiro das anteriores, com a presença do Secretário Municipal de Planejamento, Júlio Cézar de Castro Fonseca, representando o Prefeito Municipal, dos técnicos da Prefeitura, do Promotor de Justiça da 5ª Promotoria, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, de Vereadores, de integrantes do Núcleo Gestor, de empresários, de representantes de entidades, da direção da escola e de populares.

Em sua fala, o Promotor de Justiça, José Carlos de Oliveira, se referiu à recente divulgação de um levantamento de 2016 da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), publicado pela revista Exame, mostrando que Patos de Minas está entre as 50 cidades mais desenvolvidas do Brasil. Enfatizou que, por isso mesmo, tem que se levar muito a sério a tarefa de revisão do Plano Diretor do Município.

Uma das participantes, Taís Moreira dos Santos Carvalho, Professora da Escola Municipal Maria Inêz e moradora do Bairro Jardim Paulistano, convidada para fazer a leitura dos assuntos relacionados e discutidos pelos presentes, aproveitou o momento para expor suas preocupações e reivindicações acerca de melhorias para o seu bairro. Foi enfática ao dizer que um dos maiores problemas no local é a falta de segurança pública, e que já passou por situações complicadas por isso.

Ao final da reunião, Adriane Patrícia de Queiroz Ferreira Sousa, moradora do Bairro Ipanema, solicitou a palavra para fazer uma observação. Segundo ela, uma boa parte das pessoas presentes às audiências querem apenas defender interesses particulares ligados a empresas do setor imobiliário. Adriane defende que é preciso haver equilíbrio entre os interesses de empresários e da população que habita os bairros, e lembra que os moradores sabem das reais necessidades de cada região da cidade.

Falando em nome da Câmara Municipal de Patos de Minas, o Vereador Otaviano Marques de Amorim lembrou que depois das Audiências Públicas o Legislativo Municipal ainda vai analisar detalhadamente o projeto da revisão para, só então, o aprovar.

A próxima audiência está marcada para esta quarta-feira (04/07), às 19 horas, na Escola Estadual Ilídio Caixeta de Melo, localizada na Rua Goiás, 64, bairro Santa Luzia. Na pauta, a situação da Região Sudoeste, onde estão os bairros Cônego Getúlio, Cristo Redentor, Distrito Industrial III, Lagoa Grande, Paranaíba, Santa Luzia, Santa Terezinha e Vila Rosa. Para mais informações, acesse os sites da Câmara, da Prefeitura ou as redes sociais.

foto 01 foto 01
foto 02 foto 02