CONVITE - Sessão especial de entrega do diploma de Mérito Cultural "Francisco Melgaço de Faria - Chiquito"

Mais informações sobre a homenagem:

Outorgado por meio de Decreto Legislativo, o Diploma de Mérito Cultural “Francisco Melgaço de Faria – Chiquito” foi criado pela Resolução nº 282, de 26 de novembro de 2013, originada de projeto de autoria do então Vereador Lindomar Francisco Tavares, sendo concedido no segundo ano de cada legislatura, preferencialmente no mês de novembro, com a finalidade de homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído para a promoção da cultura no Município. Aos agraciados são concedidos diplomas, que contêm a assinatura do Presidente da Câmara e do Vereador autor do respectivo projeto de Decreto Legislativo que concede o título ao homenageado.

A honraria recebeu o nome de “Francisco Melgaço de Faria – Chiquito” em homenagem ao grande homem, poeta, violeiro, cantor e compositor sertanejo, que nasceu em setembro de 1925, em Dores do Indaiá. Chiquito é o quarto filho do casal Gustavo Luiz de Faria e Guiomar Melgaço de Faria, dos quais herdou o gosto e o talento pela música. Estudou até o terceiro ano primário, começando a trabalhar muito cedo. No final da década de 40, a família mudou-se para Patos de Minas, e, nos anos 50, casou-se com a prima Honorina, com quem teve seis filhos: Rosaura, Raul, Raquel, Rubens, Ronan e Ricardo.

Toda a trajetória de Chiquito pode ser conferida no livro “Sua História e Suas Poesias”, editado por ele e lançado em agosto de 2010. Chiquito faleceu em outubro de 2013, aos 88 anos de idade, deixando um importante legado na cultura patense.