Vereadores da Comissão de Política Rural discutem situação das estradas com Secretários Municipais

A péssima condição de trafegabilidade das estradas da área rural do município e a demora do serviço de recuperação foram os temas abordados.

A Comissão de Política Rural e Administração dos Distritos – CPRAD reuniu-se na manhã desta terça-feira (02/04), na Câmara Municipal, com membros da Secretaria Municipal de Obras Públicas e da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, para discutir a precariedade das estradas rurais.

Pela CPRAD, participaram os vereadores titulares Sebastião Sousa de Almeida – Tião Mariano (Presidente) e João Batista Gonçalves – Cabo Batista, bem como os suplentes Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota e Walter Geraldo de Araújo – Waltinho da Polícia Civil. Também estiveram presentes os vereadores Isaías Martins de Oliveira e Otaviano Marques de Amorim.

Da Secretaria Municipal de Obras Públicas, compareceram o secretário Mauro Lima e o diretor de estradas Kalil Lima; da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, o secretário Roberto Carlos de Campos, o diretor de transportes Ezequiel Galvão e o gerente de frotas, Anderson Silva.

De acordo com o vereador Tião Mariano, a situação da zona rural está mesmo difícil, precisando as estradas de recuperação urgente, até porque o período da seca é muito curto e não há tempo a perder. “Foi produtiva a conversa que tivemos, na medida em que ficamos sabendo da questão estrutural da Secretaria de Obras, das dificuldades para atender todo o Município, dificuldades também por parte da oficina que é ligada à Secretaria de Trânsito e Transporte, mas não avançamos como a gente queria. Em todo o caso, ficaram de fazer um levantamento da situação e, então, faremos outra reunião, inclusive com a participação do Prefeito José Eustáquio, quando deveremos tratar da falta de motoristas, de operadores de máquinas, dos caminhões estragados e outros problemas que precisam ser resolvidos”, explicou o vereador.

Na avaliação do Secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Coronel Campos, a reunião foi uma boa oportunidade para os secretários exporem aos vereadores os problemas internos, as dificuldades, os detalhes burocráticos sobre a manutenção de frotas, bem como o trabalho que deve ser pautado na Lei 8.666, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, compras etc. “As vezes, temos que conviver com a demora para consertar um veículo ou uma máquina, devido à burocracia na aquisição de peças, e nem todos atentam para esses detalhes, achando que a morosidade é por culpa da gerência de frotas”, justificou Campos.

Também o Secretário de Obras Públicas, Mauro Lima, prestou esclarecimentos durante a reunião. Em resumo, ele considerou a reunião importante: “Fizemos aqui um raio x dos problemas que nós temos vivido, mas reconhecemos que temos algumas deficiências em minha secretaria que podem ser trabalhadas por mim como secretário e como líder. Então, solicitamos ao vereador Tião Mariano que seja realizada outra reunião, que ele pode agendar, na qual eu acredito que podemos reavaliar as atitudes que poderemos tomar de agora em diante, bem como resolver uma boa parte das questões colocadas aqui, sobretudo em ações conjuntas com a Secretaria de Trânsito, tendo, assim, um resultado satisfatório para todos”, definiu Mauro Lima.

A data da próxima reunião deverá ser definida nos próximos dias.

foto 01 slide
foto 01 slide foto 01 slide