População recebe a UBS Dr. Anísio Vieira Caixeta reformada e ampliada

Terminada a obra de reforma e ampliação, que durou aproximadamente dois anos, a Prefeitura de Patos de Minas entregou à população dos bairros Ipanema e Planalto a Unidade Básica de Saúde Doutor Anísio Vieira Caixeta, localizada na Avenida Ari Pessoa Franco, 1.380 – Bairro Ipanema.

A solenidade de reinauguração foi realizada às 16 horas desta terça-feira (02/04), com a participação de autoridades municipais, líderes comunitários e moradores do bairro. Além do prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, que presidiu a solenidade, compuseram o dispositivo oficial o vice-prefeito Paulo Roberto Mota, a secretária municipal de Saúde Denise Fonseca, o presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente de Paula Sousa, e o vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Ipanema, Altino Ferreira.

Presentes, ainda, os vereadores Isaías Martins de Oliveira, Lásaro Borges de Oliveira, Mauri Sérgio Rodrigues - Mauri da JL, Otaviano Marques de Amorim e Sebastião Sousa de Almeida - Tião Mariano; os secretários municipais Júlio César de Castro Fonseca (Planejamento Urbano), Mauro de Lima Cunha (Obras Públicas), Edno Oilveira Brito (Governo), Ludimila Amanda Moreira (Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável), Fábio Amaro Rodrigues (Cultura, Turismo, Esporte e Lazer); o procurador-geral do Município, Jadir Souto Ferreira; o superintendente do Iprem, Marco Túlio Rocha Porto; o assessor especial de Desenvolvimento Econômico, André Franco; o diretor de Transportes, Ezequiel Galvão; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pedro Paulo; o pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, Padre Vanderci Ataíde Santana (que procedeu a bênção das instalações); a representante da Secretaria Municipal de Educação, Ione Avelar; e a representante da Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Silésia Pereira.

Em seu discurso, o prefeito José Eustáquio destacou a importância daquela unidade de saúde, devido à grande área que ela abrange e ao alto índice populacional. Lembrou que a obra de reforma e ampliação da UBS Doutor Anísio Vieira Caixeta absorveu recursos da ordem de quase R$ 800 mil, sendo R$ 256,930 do Ministério da Saúde e R$ 492,453 da receita do Município de Patos de Minas, e que está sendo entregue já em funcionamento.

A secretária municipal de Saúde, Denise Fonseca, enfocou que a reforma e ampliação da unidade básica de saúde atendeu às exigências necessárias da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, inclusive quanto às instalações, com totais condições de atendimento à população local e acomodação das equipes, o que realça a busca pela qualidade no atendimento na área da saúde. Segundo Denise Fonseca, a infraestrutura disponibiliza às equipes telefone, internet, computadores, salas de vacinas, de reuniões, de curativos, e escovódromo, dentre outros recursos.

Diante disso, os cidadãos agora têm acesso aos serviços de prevenção e promoção da saúde mais próximos de suas residências, evitando os longos deslocamentos em busca de serviços médicos. A unidade conta com equipes de saúde da família compostas por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agentes comunitários de saúde, além dos serviços prestados pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). O atendimento é das 7 às 17 horas, com planejamento de implantação do horário do trabalhador, de 17 às 20 horas.

O vereador Vicente de Paula Sousa abriu mão de sua fala como presidente do Legislativo Municipal, mas fez questão de cumprimentar o prefeito José Eustáquio, demais autoridades presentes e equipes da unidade, pelo importante empreendimento.

Não tendo comparecido por motivo de viagem, a vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar enviou mensagem de cumprimentos ao prefeito, à secretária de saúde e à população beneficiada.

01 slide
01 slide 01 slide