Vereadores analisam a prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde

O levantamento apresentado refere-se ao 3° quadrimestre de 2018 e mostra os valores arrecadados e investidos na saúde pública no Município.

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada, na tarde dessa segunda-feira (29/04), no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, a Audiência Pública para Prestação de Contas do Fundo Municipal de Saúde referente ao 3° Quadrimestre de 2018. A reunião, como sempre aberta ao público, é uma exigência legal para que os parlamentares conheçam o resultado e analisem a movimentação financeira na área da saúde no município de Patos de Minas.

Presentes, na ocasião, os membros da Comissão de Saúde Pública e Bem–Estar Social (CSPBES), vereadores Mauri Sérgio Rodrigues - Mauri da JL (Presidente), Isaías Martins de Oliveira, Walter Geraldo de Araújo - Waltinho da Polícia Civil, os suplentes Maria Beatriz de Castro Alves Savassi - Béia Savassi e Maria Dalva da Mota Azevedo - Dalva Mota, e também os vereadores Otaviano Marques de Amorim e Nivaldo Tavares dos Santos.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde, participaram o Diretor de Orçamentos e Finanças, Wellington Pereira, a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca, a Contadora do Fundo Municipal de Saúde, Maria da Glória Pereira, a Diretora de Regulação, Ana Paula, a Diretora de Serviços Especializados, Ana Carolina e a Auditora Maria das Graças Caixeta.

Durante a reunião, os vereadores formularam diversas perguntas, entre elas a questão dos atendimentos e transferências entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), esclarecimento solicitado por Mauri Sérgio Rodrigues - Mauri da JL. Segundo Maria das Graças Caixeta, “foram realizadas visitas técnicas para averiguar o número de consultas médicas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ficando constatado que realmente há uma dificuldade de transferências de pacientes da UPA para o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD)”.

A Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca, por sua vez, abordou os preocupantes números de casos de dengue notificados no quadrimestre do ano passado: “Tivemos um total de 107 registros, juntamente com 30 denúncias feitas à Vigilância Sanitária e 659 inspeções no município”.

Dos números apresentados, destaca-se a receita total de R$ 248.808.153,96. Esse valor engloba a arrecadação de impostos, capital gerado pelo Município e demais contribuições. No que se refere às despesas liquidadas, o valor atingiu a casa de R$ 140.96.867,99. Esse montante, origina-se dos pagamentos a médicos, servidores, valores de consultas e compras de remédios.

Ao final, os vereadores se mostraram satisfeitos com as informações prestadas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Confira, a seguir, os anexos apresentados durante a reunião.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

foto01