Comissão de Legislação, Justiça e Redação está em constante atividade na Câmara Municipal

Os parlamentares da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) se reuniram nesta terça-feira (12/05) para analisar dez projetos de lei que estão em tramitação na Casa Legislativa.

 

Nesta terça-feira (12/05), foi realizada mais uma reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR), ocasião em que os parlamentares analisaram a constitucionalidade e a legalidade dos projetos de lei, que podem ser discutidos e votados nas próximas reuniões ordinárias.

Estiverem presentes, no plenário, os integrantes da CLJR, vereadores Francisco Carlos Frechiani – Chico Frechiani (presidente), Isaías Martins (membro), Otaviano Marques (membro); o presidente da Câmara, vereador Vicente de Paula; e os parlamentares Braz Paulo de Oliveira Júnior, Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, Walter Geraldo de Araújo – Waltinho da Polícia Civil, Nivaldo Tavares dos Santos, Paulo Augusto Correa – Paulinho do Sintrasp, Sebastião Sousa de Almeida – Tião Mariano e Lásaro Borges de Oliveira

Vários projetos de lei em tramitação foram discutidos, dentre eles, o Projeto de Lei Complementar n° 822/2020, de autoria do Executivo Municipal, que “Institui a gratificação extraordinária aos servidores pertencentes ao quadro de pessoal do Município, lotados na Secretaria Municipal de Saúde, que exercerão suas atividades no Serviço de Atendimento e Regulação de Suporte à Atenção Básica na Clínica de Especialidades e Hospital de Campanha destinado ao atendimento de pacientes com COVID-19, e dá outras providências”.

A diretora de gestão administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Benfica, e a diretora da gestão estratégica de pessoas da Prefeitura de Patos de Minas, Ana Paula Martins, participaram da reunião e informaram aos parlamentares que o referido projeto de lei vem buscar solucionar as dificuldades em encontrar e em contratar profissionais de saúde que queiram prestar serviços na Clínica de Especialidades e no Hospital de Campanha, que serão destinados a atender os pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Elas salientaram que os profissionais têm se abdicado a realizarem tais serviços devido ao receio da exposição à Covid-19.

Dessa forma, de acordo com o autor, o projeto de lei visa instituir a gratificação extraordinária para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, pertencentes ao quadro de pessoal do Município, que exercerão suas atividades no Serviço de Atendimento e Regulação de Suporte à Atenção Básica na Clínica de Especialidades e Hospital de Campanha destinado ao atendimento de pacientes com COVID-19. Assim, fará jus à gratificação, de 50% sobre o valor de seu vencimento-base, o servidor que exercer suas atividades nas dependências do Serviço de Atendimento e Regulação de Suporte à Atenção Básica na Clínica de Especialidades e Hospital de Campanha Hospital de Campanha destinado ao atendimento dos pacientes portadores de COVID-19.

Outra matéria analisada foi o Projeto de Lei n° 823/2020, de autoria também do Executivo municipal, que “Dispõe sobre procedimentos administrativos para fiscalização e inspeção sanitária durante a pandemia decorrente do Coronavírus (COVID-19) no Município de Patos de Minas”. Segundo o autor da matéria, a proposição consiste em normatizar os procedimentos administrativos para fiscalização e inspeção sanitária, pelos órgãos e servidores municipais competentes, em estabelecimentos, atividades, eventos  necessários à prevenção e combate à disseminação do Coronavírus (COVID-19) enquanto perdurar, em Minas Gerais, o estado de calamidade pública decorrente da pandemia dessa doença.

O autor da matéria legislativa ainda ressalta que incumbe ao Poder Público, nesse momento de crise da pandemia, normatizar e combater incompatíveis com as ações, atos ou normas do Estado, da União e do Municípios emanados das autoridades, visando à aplicação da legislação de prevenção e combate à disseminação do Coronavírus causador da COVID-19, mediante processo administrativo sumário, assegurando-se aos infratores o exercício do contraditório e da ampla defesa, corolários do devido processo legal (CF, art. 5º, LIV e LV).

Esses e outros projetos de lei analisados na reunião da CLJR poderão ser pautados para discussão e votação na próxima reunião ordinária, que acontece nesta quinta-feira (14/05), a partir das 14 horas. A população é convidada a acompanhar os trabalhos pelas redes sociais, e, assim, participar ativamente da agenda política do município em meio à pandemia do novo coronavírus.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

01
01 01
02
02 02
03
03 03
04
04 04
05
05 05
06
06 06
07
07 07

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa