Comenda Antônio Secundino de São José e Festival de Pratos Típicos com Milho

Novo local e realização conjunta de duas das mais significativas atrações da Fenamilho

alt

O Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, vereador Otaviano Marques de Amorim, fez parte da mesa de autoridades na Cerimônia de Outorga da Comenda Antônio Secundino de São José, realizada na noite de terça-feira (21), no Paiolão José Ribeiro de Carvalho. Coube ao Governador em Exercício, Alberto Pinto Coelho, a presidência da cerimônia.

A comenda é outorgada anualmente pelo Governo do Estado de Minas Gerais, sempre em Patos de Minas, por ocasião da Festa Nacional do Milho, a personalidades em função dos relevantes serviços prestados pelo desenvolvimento e pesquisa da agropecuária e pela preservação do meio ambiente. A realização é do Governo do Estado, juntamente com a Prefeitura de Patos de Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais.

Este ano, houve uma inovação: a entrega da Comenda, em sua 22ª edição, aconteceu juntamente com o 32º Festival de Pratos Típicos com Milho. O tradicional festival foi criado pela Senhorita Lusmar Costa, extensionista da Emater, em 1980; entretanto, houve um ano em que ele deixou de ser realizado por questões internas. Trata-se de realização da Emater-MG, com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura de Patos de Minas. Aos convidados da sociedade patense foram solicitados pratos típicos em forma de sobremesa para degustação pelo público presente.

Os 12 homenageados deste ano e seus respectivos títulos foram os seguintes: O Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (que compareceu como Governador em Exercício) (Administrador), Francisco Carlos Faria Lobato (Professor), Gilberto Chonaku Sediyama (Professor), Haroldo Barcelos Veloso (Administrador), José Aparecido Gonçalves (Filósofo), José de Barros França Neto (Engenheiro Agrônomo), José Edgard Pinto Paiva (Engenheiro Agrônomo), Luiz Roberto Guimarães Guilherme (Engenheiro Agrônomo), Luciano Amorim Borges (Pesquisador/Professor), Marcelo Lana Franco (Advogado/Presidente da Epamig), Marco Antônio Nasser de Carvalho (Administrador) e Sérgio Glicério Martins (Médico Veterinário/Gerente Regional da Emater).

Logo depois da solenidade, o Governador em Exercício concedeu entrevista coletiva e falou do interesse do governo mineiro em continuar parceiro do município. Pontuou o investimento na ampliação do aeroporto regional e falou que o governo estuda outros projetos de Patos de Minas, incluindo a possibilidade de liberação de mais verbas para a obra da Avenida Fátima Porto, entre outras prioridades. A cessão de terreno para a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e para a instalação do Batalhão de Bombeiros na cidade foi outro assunto da entrevista.