Audiência Pública da ALMG trata da violência contra transportadores de cargas

Os frequentes roubos de cargas e de caminhões nas estradas que cortam Patos de Minas foram discutidos durante audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Patos de Minas.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), atendendo ao requerimento do Deputado Hely Tarquínio, realizou a 1ª Audiência Pública Itinerante sobre Segurança no Transporte de Cargas, em Patos de Minas, nessa segunda-feira (12), no auditório do Sest Senat.

A iniciativa partiu da Associação dos Transportadores Patenses (ATP), que contou com a parceria do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). A partir do requerimento, a Comissão de Segurança Pública da ALMG, presidida pelo Deputado João Leite, agendou a audiência para Patos de Minas, sendo a primeira no Estado com o fim específico de discutir o roubo de cargas, de caminhões e o cárcere privado de motoristas.

Foram convidadas autoridades locais, prefeitos e vereadores de municípios ligados pelas rodovias da região com maior índice de ocorrências de crimes envolvendo o transporte de cargas. Infelizmente, o comparecimento não foi o esperado. Mesmo assim, os organizadores consideraram que o público participante representou bem a classe de transportadores.

Quanto aos debatedores, a expectativa foi atendida. Participaram da mesa: os deputados estaduais João Leite, Cabo Júlio e Hely Tarquínio, o Deputado Federal José Humberto Soares, o Prefeito Pedro Lucas Rodrigues, de Patos de Minas, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Otaviano Marques de Amorim, o Juiz da Vara Criminal, Vinícius de Ávila Leite, o Presidente da ATP, Reginaldo Nunes, a Diretora do Sest-Senat, Glísia Pinto e, ainda, representantes da Federação Nacional dos Transportadores de Cargas, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal.

O roubo de cargas causou prejuízo de R$ 920 milhões ao setor em 2011. O número de ocorrências cresceu 5,7% em comparação ao ano anterior. De acordo com dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, a região com maior incidência foi o Sudeste, que concentrou 83,57% dos casos, com destaque para São Paulo, com 53,47% das 13 mil ocorrências no país.

Antes, os criminosos roubavam a carga e, logo em seguida, encontrava-se o caminhão. Hoje, os caminhões também têm desaparecido e os motoristas levados para cárcere privado, fato sem destaque nas estatísticas e divulgações públicas. Em que pese o valor material, o combate aos delitos de carga não pode ocorrer de forma desvinculada das tragédias pessoais vividas pelos motoristas. Isso tem aumentado de ano para ano.

A tragédia vivida pelo motorista não é uma mera fatalidade. Portanto, é hora de modificar a visão superficial que transforma a vida do condutor, colocada nas mãos criminosas de receptadores das mercadorias. É fundamental uma política integrada de ações preventivas, envolvendo União, Estados, Municípios e a sociedade civil. Este foi o cerne da discussão da audiência pública itinerante realizada em Patos de Minas.

Na ocasião, foi entregue aos deputados integrantes da Comissão de Segurança Pública da ALMG um dossiê com todo o diagnóstico da situação na área que envolve Patos de Minas. Após o estudo, a comissão deverá agendar uma nova reunião para definir as medidas a serem tomadas.