Governador elogia o Centro Clínico Universitário do Unipam

Nem mesmo o tempo chuvoso impediu a realização da solenidade, coordenada pelo cerimonial do Governo do Estado, e a grande presença de convidados.

alt

O Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, inaugurou, no último dia 17, às 20 horas, o Centro Clínico Universitário do Unipam. Autoridades da cidade e região estiveram presentes ao ato, além de conselheiros da Fepam e diretores do Centro Universitário de Patos de Minas. O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Otaviano Marques de Amorim, integrou o dispositivo oficial de autoridades. Em seu discurso, o governador mineiro elogiou o prédio e, ao mesmo tempo, cumprimentou os conselheiros da Fepam e os diretores do Unipam pela administração dos recursos aplicados na obra.

O imponente prédio está localizado em terreno de 23.236,92 m², com área construída de 6.217,43 m². São dois blocos com dois pavimentos e subsolo, cuja obra exigiu o investimento de R$ 12 milhões. O pleno funcionamento do Centro Clínico Universitário será possível graças ao convênio celebrado entre a Fundação Educacional e a Prefeitura de Patos de Minas para a concessão mútua de espaços, convênio este autorizado pela Câmara Municipal.

Pelo convênio, funcionarão no Centro Clínico Universitário a Unidade de Pronto Atendimento, Atendimento de Urgência, o Apoio Terapêutico, o Centro de Especialidades Odontológico e o SAMU. O município, por sua vez, colocará à disposição do Unipam a estrutura da Rede Municipal de Atenção à Saúde, necessária aos estágios dos alunos do curso de Medicina, nos termos dos respectivos projetos pedagógicos e programas de ensino.

De acordo com informações do Secretário Municipal de Saúde, Dirceu Deocleciano Pacheco, o primeiro pavimento abrigará a Unidade de Pronto Atendimento, Atendimento de Urgência, Apoio Terapêutico, acessos diferenciados para o Pronto Atendimento e para o Atendimento de Urgência e ainda uma lanchonete. No segundo pavimento, funcionará o Centro de Especialidades Odontológico – CEO – e o Laboratório de Práticas Médicas do Curso de Medicina do UNIPAM. No segundo bloco, no primeiro pavimento estará a Clínica de Especialidades, a Observação do Pronto Atendimento e o acesso e estacionamento de ambulâncias do SAMU. O SAMU funcionará no segundo pavimento.

No subsolo do primeiro bloco, estará o Centro de Diagnóstico por Imagem, o acesso do público à Clínica de Especialidade, ao Centro Odontológico e à Farmácia. No subsolo do segundo bloco, estará a Farmácia, o Apoio Técnico-logístico e Administrativo de carga e descarga. Os dois blocos são interligados por uma via de circulação, contando, ainda, com sanitários para o público, rampas e escadas de acesso aos diversos pavimentos.