Escola do Legislativo promove curso sobre “Dinâmica do Processo Legislativo, Técnica Legislativa e Redação Oficial”

A iniciativa é uma parceria da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas com a Câmara Municipal de João Pinheiro, visando à qualificação técnica e profissional de agentes públicos, políticos e da sociedade em geral.

alt

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas e a Câmara Municipal de João Pinheiro promoveram o Curso Dinâmica do Processo Legislativo, Técnica Legislativa e Redação Oficial, realizado durante todo o dia da última sexta-feira (18), no anfiteatro da Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP).

O Curso foi ministrado pelo Procurador e Consultor Jurídico da Câmara Municipal de Patos de Minas, Itamar José Fernandes, e pela Redatora/Revisora da Câmara Municipal, Karina Aparecida de Oliveira. Cerca de 40 pessoas, entre vereadores, assessores, servidores e cidadãos, participaram do encontro, que visou à qualificação técnica e profissional de agentes públicos, políticos e da sociedade em geral.   O público presente se mostrou bastante interessado e participativo.

O Presidente da Câmara Municipal de João Pinheiro, Vereador Eduardo de Oliveira, participou ativamente de todo curso, e, na ocasião, aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria com o legislativo patense e falar sobre a importância de formar e capacitar servidores e agentes políticos para o exercício da cidadania e para o fortalecimento do parlamento. Alguns vereadores e assessores da Câmara Municipal de Lagoa Grande também se fizeram presentes.

A primeira parte do Curso, ministrada pelo Procurador e Consultor Jurídico da Câmara Municipal de Patos de Minas, Itamar José Fernandes, explicou e elucidou o Processo Legislativo em seus pormenores. Os participantes também assistiram a uma teleaula da TV Escola, produzida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com foco no Processo Legislativo e na criação das leis.

A segunda parte foi comandada pela Redatora/Revisora da Câmara Municipal, Karina de Oliveira. O objetivo foi promover o conhecimento sobre técnica legislativa e escrita oficial, relacionadas à redação de leis e similares, aspectos gramaticais, além de permitir a troca de experiências entre assessores parlamentares e vereadores da Câmara Municipal de João Pinheiro e a equipe de servidores do Poder Legislativo de Patos de Minas.

O curso foi apenas uma das muitas atividades que a Escola do Legislativo vem desenvolvendo nos últimos anos. Criada em fevereiro de 2009 para capacitar os servidores da Câmara Municipal e promover o intercâmbio entre a população e os agentes políticos, a Escola trabalha também a interação entre os servidores e prevê a realização de vários outros eventos e parcerias ligados ao cotidiano da Casa.