Mandato de diretores de escolas públicas é tema de Audiência na Câmara Municipal

A CECTEL abriu espaço na Câmara Municipal para discutir a possibilidade de mudança no tempo de vigência dos mandatos de diretores de escolas públicas municipais, e vereadores ouviram outras reivindicações.

alt

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (CECTEL) da Câmara Municipal de Patos de Minas, presidida pelo Vereador Lindomar Francisco Tavares, promoveu Audiência Pública para discutir, junto à população interessada, sobre a alteração da vigência do mandato dos diretores das escolas da rede municipal de ensino de dois para três anos. A iniciativa se deu a partir da apresentação de um projeto de lei do Executivo referente ao assunto, enviado à Câmara Municipal e, posteriormente, retirado pelo autor, considerando que a mudança só deve ocorrer com base na Lei Orgânica do Município e aprovação de lei específica.

O debate aconteceu na noite de terça-feira (13), no Plenário da Câmara Municipal, com a presença dos membros da CECTEL, vereadores Lindomar Tavares e David Sanches, da Vereadora-Presidenta Edimê Avelar, dos vereadores João Batista Gonçalves e Braz Paulo, dos professores e diretores de escolas municipais, e da imprensa local.

Vários representantes da rede municipal de ensino se pronunciaram para manifestar as suas opiniões sobre o assunto. A oradora inscrita Cleonice Aparecida Sousa, professora na E.M. Prefeito Jacques Correa da Costa, opinou que a discussão não deve se resumir apenas na questão do tempo de mandato de diretores, mas sim em temas envolvendo a educação de forma mais abrangente.

Na oportunidade, Cleonice solicitou aos vereadores uma revisão geral no Plano de Carreira dos Professores, a fim de compreender outros aspectos que carecem de mudanças, como, por exemplo, a educação inclusiva.  “Se for para mudar, que não seja apenas a questão relacionada à duração do mandato, mas também o próprio Plano de Carreira e isso não pode ser de última hora. É preciso tempo para pensar”, concluiu.

A plateia presente também se manifestou, comungando com a opinião de que a discussão sobre a educação no município deve acontecer de forma mais extensiva e, de preferência, nas escolas.

No que diz respeito à mudança do mandato dos diretores para três anos, a maioria se mostrou a favor, alegando que, dessa forma, os profissionais teriam mais tempo para dar sequência a projetos e atender melhor às demandas da população. Segundo o Professor Marcos Antônio da Mata, da E.M. Major Augusto Porto, de Areado, “o tempo de três anos é salutar para a efetivação e desenvolvimento de bons trabalhos”.

Encaminhamento

Após ouvir os vereadores presentes e a classe ali representada, o Vereador Lindomar Tavares decidiu que fará o agendamento de outra reunião com os representantes de cada escola, no intuito de tratar de outros temas inerentes à educação a serem propostos pelas diretoras. A ideia é formalizar, em conjunto, um documento para ser encaminhado ao Executivo Municipal, apresentando as principais reinvindicações e sugestões do setor.