Projeto “Olho Vivo” é inaugurado em Patos de Minas

A região central da cidade já está sendo monitorada 24 horas por 16 câmeras de vídeo.

alt

Autoridades inauguraram na tarde de quinta-feira, 5 de junho, 16 câmeras de videomonitoramento do Programa “Olho Vivo”, já instaladas na região central de Patos de Minas. Com a previsão de expansão do projeto também para outros bairros e vias públicas da cidade, o sistema foi lançado durante uma solenidade na 86ª Companhia de Polícia Militar, onde funcionará a central de monitoramento. O objetivo é diminuir o índice de violência e criminalidade na cidade, e reduzir principalmente os furtos e roubos.

Estiveram presentes a Presidenta da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vereadora Edimê Avelar, vários vereadores patenses, o Secretário de Estado da Defesa Social, Rômulo Ferraz, o Comandante Geral da PM, Coronel Santana, o Prefeito Municipal, Pedro Lucas Rodrigues, além de diversas autoridades civis e militares.

Após o descerramento da placa, as autoridades e o público presente visitaram as instalações. A sala possui 4 computadores com controle para manipular as câmeras e um monitor central que permite a visualização de todas as imagens. Um policial militar irá coordenar o setor, que contará com até cinco profissionais civis responsáveis pela manipulação das câmeras. Além da central de monitoramento, funcionará no local o Centro de Operações da Policia Militar (COPOM), que é onde os policiais recebem, por telefonema, as ocorrências da população. Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), foram gastos no projeto cerca de R$2.370.000,00, com recursos do Estado e do Município.

As câmeras “speed done” possuem múltiplas funções e são capazes de aumentar o zoom e percorrer por até 300 metros, mantendo uma capacidade altíssima nas imagens produzidas. O monitoramento será feito 24 horas por dia, sendo que as ações suspeitas flagradas pelo monitoramento serão repassadas para as viaturas, que rapidamente irão agir em defesa do cidadão.

A expectativa é que a central funcione com eficiência e que traga grandes resultados, a exemplo de outras cidades em que tiveram o índice de criminalidade diminuído em até 40%, proporcionando, assim, mais segurança para a população.