Comenda homenageia personalidades ilustres de Minas Gerais

Reconhecida como uma das mais importantes atrações da Festa Nacional do Milho, a entrega da Comenda, que leva o nome de Antônio Secundino de São José, teve noite de gala e homenageados ilustres.

alt

A solenidade de entrega da Comenda Antônio Secundino de São José, 22ª edição, foi realizada nesse dia 5 de junho, quinta-feira, às 21 horas, no House Fest / Barra Park, com participação de grande público.

Instituída por meio de lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 1991, a comenda começou a ser outorgada pelo Governo do Estado em 1992, homenageando, anualmente, personalidades reconhecidas pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, meio ambiente e sustentabilidade.

O Presidente do Sindicato Rural, Cláudio Nasser; o Secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, que representou o Governador Alberto Pinto Coelho; o Prefeito Municipal, Pedro Lucas Rodrigues; o Secretário de Estado da Agricultura, André Merlo; e o orador oficial da noite, professor Nilton Cury, discursaram. Todos eles destacaram a importância da comenda e se referiram à trajetória de Antônio Secundino de São José, natural de Presidente Olegário, engenheiro agrônomo, geneticista do milho, fundador da Agroceres, e um dos maiores pesquisadores da agricultura do Brasil. Após as homenagens, os convidados participaram de um coquetel com música ao vivo da banda WA de Patos de Minas.

Este ano, foram onze homenageados:

• André Merlo – Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
  • Deiró Marra – Produtor rural e Deputado Estadual;
  • Zélia Inês Portela Lobato – Professora da Escola de Veterinária da UFMG;
  • Jadir Maurício Lanza Rabelo – Dirigente do Sindicato Rural de Sete Lagoas;
  • Antônio Eustáquio Vieira – Presidente da ONG Movimento Verde de Paracatu,
  • Nilton Cury – Professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla);
  • Sérgio Yoshimtsu Motoike – Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV);
  • Milton Roberto de Castro Teixeira – Reitor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam);
  • Vicente Nepomuceno – Artista plástico (Patos de Minas);
  • Jorge Caixeta – Assessor de liderança do Governo na ALMG;
  • Oswaldo Ferreira Filho – Engenheiro agrônomo da Emater de Patos de Minas.

A Câmara Municipal de Patos de Minas esteve representada na Mesa de Honra pela Vereadora-Presidenta, Edimê Erlinda de Lima Avelar. Também prestigiaram a solenidade com suas presenças diversos vereadores.

alt