Legislativo de Patos de Minas inaugura Acervo Fotográfico Digitalizado

A inauguração aconteceu na segunda-feira (29/12), no Plenário da Câmara.O acervo ficará à disposição do público em geral, para consulta e pesquisa, em local próprio no saguão da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Como não poderia deixar de ser, a Câmara Municipal de Patos de Minas contribuiu e continua contribuindo com a história do Município. Em função dessa assertiva, todos os fatos relacionados à atividade legislativa devem ser registrados em ata, fotografia e/ou filmagem, ou outros meios utilizados na atualidade.

No passado, o recurso visual mais utilizado era a fotografia. Entretanto, nunca foi fácil manter preservado um arquivo com milhares de fotos. Hoje, com os modernos recursos tecnológicos em voga, tornou-se prático esse serviço, utilizando-se a chamada digitalização. Esta facilita tanto o arquivo histórico, como permite a visualização por parte do público em geral.

Com esse objetivo, a Câmara Municipal de Patos de Minas buscou o apoio técnico e a parceria da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) para realizar o serviço de digitalização do acervo e identificação fotográfica, sob a coordenação do Arquiteto e Servidor do Museu de Patos de Minas (MuP),  Alex de Castro Borges, com larga experiência no assunto já utilizada no Museu.

A inauguração do Acervo de Fotografias Digitalizadas aconteceu na segunda-feira (29/12), no Plenário da Câmara.Durante o encontro, Alex de Castro explicou detalhadamente sobre como foi realizado o processo técnico de digitalização das imagens e falou sobre a importância de conservá-las adequadamente para a preservação da história do Município. Na oportunidade, também mostrou para os presentes o funcionamento do software que armazena e identifica as pessoas nas fotografias.

Vereadores, ex-vereadores, servidores, assessores e imprensa sanaram algumas dúvidas com relação ao assunto e parabenizaram o Arquiteto Alex de Castro Borges e os parceiros pela nobre iniciativa.

Saiba mais sobre o Acervo Fotográfico:

O Acervo Fotográfico da Câmara Municipal de Patos de Minas é formado por mais de 3000 fotografias físicas em suporte de papel. Trata-se de um precioso acervo que documenta e retrata o cotidiano da instituição desde a década de 1950.

O trabalho foi feito pelo corpo técnico da DIMEP, envolvendo as seguintes etapas:

1.    Higienização do acervo;

2.    Remoção de elementos estranhos (etiquetas, clipes, grampos etc.)

3.    Remoção de álbuns e plásticos;

4.    Limpeza do suporte;

5.    Colocação em embalagem provisória de plástico;

6.    Digitalização;

7.    Catalogação com identificação digital;

8.    Confecção de jaquetas de poliéster para novo acondicionamento do documento fotográfico. A jaqueta é feita com papel base alcalina, gramatura 180 e película protetora de poliéster 50 micra;

9.    Colocação das fotografias no novo envoltório;

10. Colocação em pastas plásticas;

11. Acondicionamento em arquivo de aço;

12. Criação de arquivos de back Up;

13. Montagem de banco de dados digital provisório;

14. Criação de arquivos em resoluções diferentes para diferentes usos.