Unipam inaugura Usina Solar Fotovoltaica em parceria com a Cemig

A Usina Fotovoltaica do Unipam tem como objetivo colaborar na redução dos gastos energéticos da instituição, além de contribuir para a realização de pesquisas acadêmicas.

O Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) realizou a solenidade de inauguração da Usina Solar Fotovoltaica. Trata-se da primeira do gênero instalada no interior do estado em escola de ensino superior. O evento ocorreu às 19 horas do dia 7 de agosto na cobertura do bloco I.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Fábio de Brito Gontijo, o volume de energia da usina armazenado inicialmente, será de 13 kw. Essa quantidade equivale ao total de 30 residências. Cerca de 10 placas foram disponibilizadas para os alunos do curso.

Os painéis fotovoltaicos são compostos por estruturas chamadas células fotovoltaicas, que geram energia através da luz do sol. Quando o sol atinge a célula, os elétrons se movimentam gerando uma corrente elétrica. Essa geração de energia é limpa e sustentável.

Participaram do evento, o Presidente da Fundação Educacional de Patos de Minas, Doutor Waldemar Rocha Filho; o Reitor do Unipam, Professor Milton Roberto de Castro Teixeira; o Representante do Poder Legislativo, Vereador José Lucilo da Silva Júlio (Duda); o Representante da Superintendência de Tecnologia e Alternativas Energéticas da Cemig, Doutor Cláudio Homero Ferreira da Silva; o Representante da empresa do Grupo Cemig, Efficientia S.A, Doutor Dênio Alves Cassini; o Gerente Regional da Cemig, Senhor Adelino Leandro Henriques; o Diretor Executivo da Fepam, Professor João Wander Silva; o Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica do Unipam, Professor Fábio de Brito Gontijo; o Representante da Efitec, empresa contratada para executar a obra de instalação da Usina Fotovoltaica; o engenheiro Rubem Agulo, bem como, conselheiros da Fepam, professores, alunos, e representantes de entidades de classe.

Ao se pronunciar, o Reitor do Unipam, Professor Milton Roberto de Castro Teixeira, manifestou o interesse de expandir a Usina Solar Fotovoltaica por meio de novas parcerias com a Cemig. O Superintendente de Tecnologia e Alternativas Energéticas da Cemig, Doutor Cláudio Homero Ferreira da Silva, por sua vez, garantiu que isso vai acontecer e que apenas aguarda novos projetos do Centro Universitário.