No dia Internacional da Mulher, Câmara Municipal de Patos de Minas condecora mulheres com a Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves”

Durante sessão especial realizada no dia 8 de março, diferentes mulheres foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados e pelos exemplos que são, tanto na família, no trabalho ou na comunidade em que atuam.

Sob fortes e merecidos aplausos, quatorze mulheres atuantes no Município de Patos de Minas foram condecoradas com a Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves”, em comemoração do Dia Internacional da Mulher. A sessão especial, realizada no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, aconteceu no dia 8 de março, data em que todo o mundo celebra as histórias, conquistas e êxito das mulheres ao longo dos anos até os dias atuais.

Parlamentares, autoridades, homenageadas e seus convidados, familiares de dona Coracy, servidores e assessores da Casa prestigiaram o evento, ocasião em que os presentes puderam conhecer um pouco do histórico de vida de cada homenageada, por meio da leitura dos currículos (Acesse os históricos no site da Câmara).

Na oportunidade, o presidente do Legislativo Patense, vereador Ezequiel Macedo Galvão, falou da influência feminina no desenvolvimento da humanidade, parabenizando a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.

Após a entrega das medalhas, os discursos foram proferidos pela vice-prefeita, Sandra Cristina Gomes da Silva, que falou como representante do Poder Executivo Municipal; pela agraciada, Dra. Adelaide Maria Ferreira Campos D`Ávila, que discursou como representante das homenageadas; e pela vereadora Elizabeth Maria Nascimento e Silva - Prof.ª Beth, como oradora oficial, em nome da Câmara Municipal de Patos de Minas (veja o teor dos discursos nas artes deste post).

O evento foi ainda mais abrilhantado com uma emocionante apresentação musical do Conservatório Municipal “Galdina Corrêa da Costa Rodrigues”, realizada pelas musicistas Márcia Soares – cantora e Raquel Lima – pianista, como forma de homenagear a eminente figura feminina presente e atuante em nosso Município.

A gravação da transmissão ao vivo da solenidade está disponível no Youtube da Câmara Municipal.

A Honraria

Criada e alterada pelos Decretos Legislativos n.os 042/1997 e 559/2012, respectivamente, a Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves” é uma forma de reconhecimento e celebração das conquistas políticas, sociais, culturais e econômicas das mulheres, já que é histórica e notória a influência feminina no desenvolvimento da humanidade.

Homenageadas

  1. Adelaide Maria Ferreira Campos D`Ávila

  2. Cláudia Maria Carvalho Silva de Àvila Leite

  3. Cláudia Maria Silva dos Anjos

  4. Edimê Erlinda de Lima Avelar Falta

  5. Eunice Maria Ferreira Soares

  6. Gislene Aparecida Pereira Rodrigues Araújo

  7. Lumena Gonçalves Machado Zanotto (não compareceu ao evento por motivos de trabalho, mas teve o seu currículo igualmente lido e aplaudido pelos presentes).

  8. Maria das Dores Tomaz Santos

  9. Maria de Fátima Cruz Mundim – Lia Mundim

  10. Maria Rita Vaz

  11. Maria Terezinha Simões da Cunha Marra

  12. Osmarisa Tolentino de Magalhães

  13. Taciana de Sousa Carvalho Mendes

  14. Teresinha Gonçalves de Sousa Martins

Discursos

* Vice-prefeita Sandra Gomes - Representante do Poder Executivo Municipal

Representando o Poder Executivo Municipal, discursou a vice-prefeita de Patos de Minas, Sandra Sandra Cristina Gomes da Silva, que falou, inicialmente, do orgulho de estar presente na honraria bem como de estar como vice-prefeita de Patos de Minas. Sandra Gomes pediu licença para prestar homenagem a mulheres, de diferentes idades e profissões, que fazem parte da rotina do Executivo, Legislativo e da sociedade em geral, citando o nome de várias delas.

Em sua fala, a vice-prefeita pediu que a homenagem ora outorgada “seja a ressignificação da palavra respeito” e que traga, também, “um significado diferente da palavra coragem e amor-próprio. Na oportunidade, Sandra Gomes afirmou que, “talvez, nós mulheres, estejamos longe de onde podemos chegar, mas, com certeza, já estamos bem distantes de onde iniciamos nossa caminhada, afinal de contas, em 2022, se comemora 90 anos do direito ao voto”, evidenciou.

A vice-prefeita de Patos de Minas falou, ainda, da grande responsabilidade das mulheres como mães, esposas, gestoras e na política. “Nós temos uma responsabilidade muito grande que é de trazer a política para dentro das nossas casas. A política é fundamental, é importante, é necessária”. E, por fim, exaltou o momento como forma de comemorar o dia especial, agradecendo a Deus pela saúde, pela família e pelos desafios enfrentados no dia a dia.

* Adelaide Maria Ferreira Campos D`Ávila - Representante das homenageadas

Adelaide Maria Ferreira Campos D`Ávila, que é médica e uma das agraciadas da noite, discursou em nome das homenageadas, agradecendo ao Legislativo Municipal pela indicação e manifestando a gratidão a Deus por compartilhar o momento com “mulheres tão maravilhosas, pelas quais tenho grande admiração”, afirmou.

Dra. Adelaide ressaltou a luta diária das mulheres para levar harmonia e tranquilidade para seus lares, e reforçou a força pertencente em cada mulher: “mulheres fortes, apesar da aparência frágil, guerreiras de todas as raças, cores e crenças, de todas as profissões, que, por vezes, adoecidas, tristes e cansadas, deixam seus lares diariamente e enfrentam todo tipo de adversidade para ajudar, ou mesmo, assumir o sustento da família”, manifestou.

A homenageada falou, ainda, das mulheres “que são vítimas de violência simplesmente por serem mulher” e abordou sobre a luta das mulheres pela dignidade, pela diminuição da desigualdade social e pelo reconhecimento do seu papel numa sociedade mais justa e igualitária. Ao final, Dra. Adelaide falou sobre o papel das mulheres que são mães, esposas, irmãs, que enfrentam, de cabeça erguida, os desafios da tripla jornada nas suas rotinas, pedindo “Nossa boa Mãe que proteja a todas nós” e manifestando o seu respeito e reconhecimento às mulheres.

* Vereadora Professora Beth - Representante do Poder Legislativo Municipal

A Vereadora Professora Beth, como oradora oficial da solenidade, em nome da Câmara Municipal, cumprimentou a todos e disse que, ouvindo a história e trajetória de cada uma, constatou que todas são mulheres de fibra, que foram à luta e buscaram conquistar o seu espaço. Para Beth, um dos principais objetivos, enquanto vereadora e defensora dos direitos das mulheres, é diminuir a desigualdade social e contribuir para um sociedade mais justa e igualitária.

A vereadora salientou, ainda, que as mulheres têm habilidade de serem mães, esposas e trabalhadoras; e indagou “o porquê de um ser (a mulher) dotado de Deus e da presença de Nossa Senhora ainda receber um olhar de menosprezo”. Professora Beth disse que as mulheres têm conquistado o seu espaço, a duras penas; afirmou que, conforme pesquisas realizadas, levar-se-á ainda cerca de 200 anos para que tenha igualdade de gênero; e sublinhou que “é por meio da educação que as mulheres conseguirão se libertar de todas as amarras e algemas do mundo”.

Na ocasião, a parlamentar mencionou o seu trabalho realizado no grupo “Reluz, mulheres que se ajudam”, que busca valorizar e empoderar as mulheres; falou da importância da participação feminina na política, inclusive incentivando e demonstrando a importância das mulheres concorrerem e ocuparem cargos eletivos; e concluiu a sua fala pedindo a Deus que abençoe imensamente a cada uma das mulheres da sociedade.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa