Câmara Municipal de Patos de Minas condecora mulheres de destaque no Município e região com Medalha de Mérito

A Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves” foi concedida a 15 mulheres como forma de reconhecimento do Legislativo Municipal pelo mérito, exemplo e atuação em diferentes frentes.

Histórias de vida inspiradoras e fortes aplausos marcaram a cerimônia de entrega da Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves”, em comemoração do Dia Internacional da Mulher, realizada na noite de terça-feira (7/3), no plenário da Casa Legislativa.

Quinze mulheres foram agraciadas com a honraria, como forma de reconhecimento do Legislativo Municipal pelo trabalho que exercem e exemplos que são. “É de grande relevância a influência feminina no desenvolvimento da humanidade. Para tanto, estamos aqui hoje para reconhecer e enaltecer as conquistas políticas, sociais, culturais, econômicas e familiares das mulheres de nossa Patos de Minas e região”, ressaltou o presidente da Casa Legislativa, vereador Gladston Gabriel.

A sessão ainda foi engrandecida com uma apresentação musical, realizada por integrantes do Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues. Autoridades, convidados e imprensa também marcaram presença no evento, como o prefeito Municipal, Luís Eduardo Falcão Ferreira, e familiares de Dona Coracy, que dá nome a honraria.

Pronunciamentos

Na oportunidade, o prefeito deixou seu reconhecimento a todas as mulheres e enalteceu a presença da ex-prefeita, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi. Béia foi a primeira prefeita de Patos de Minas, assim como Elvira Porto foi a primeira parlamentar da história do nosso Município”, destacou. O chefe do Executivo municipal também fez referência à sua esposa, Ludimila Falcão, homenageada com a medalha, como a primeira mulher deputada estadual da história de nossa cidade”. Ao final, o prefeito enfatizou que “Patos de Minas tem a maioria de mulheres na população, extremamente capacidades nas mais variadas vertentes”.

Representando as homenageadas, Morgana Moura Chagas destacou a força da mulher e o reconhecimento dos direitos ao longo da história. “Celebrar a mulher em todos os tempos e espaços, muito bem aqui representadas nas áreas da Educação, Saúde, Política e Comunicação. Então, para hoje e para sempre, o que temos é gratidão, esperança e alegria”, destacou. Como forma de agradecimento e de representação de todas as conquistas, como mães, esposas e empreendedoras, Morgana entregou a cada homenageada um arranjo com girassol.

Concluindo a fase de pronunciamentos, falou como orador oficial, em nome da Câmara Municipal, o vereador José Luiz Borges Júnior, que evidenciou o Dia Internacional da Mulher, “comemorado em mais de 100 países”. Em síntese, o parlamentar também enalteceu as mulheres como pessoas “proativas, que doam a vida, se entregam em prol do bem do próximo, saltam na vida e fazem acontecer”.

Confira um breve histórico de cada agraciada com a Medalha de Mérito. A transmissão ao vivo da cerimônia está disponível no canal oficial da Câmara Municipal no Youtube.

foto01 foto01
foto02 foto02