Cultura da paz nas escolas motiva reflexões em audiência pública na Câmara Municipal

Comissão de Educação, Cultura, Turismo Esporte e Lazer da Casa Legislativa promoveu debate entre diferentes envolvidos na área da educação para discutir políticas públicas constantes de paz e segurança nas escolas.

A paz que queremos nas escolas depende de todos nós” foi o tema que norteou a audiência pública realizada na última quinta-feira (4/5), no plenário da Casa Legislativa. Idealizada pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo Esporte e Lazer, a audiência possibilitou uma discussão aberta e a troca de experiências sobre medidas que estão sendo tomadas em prol de uma maior segurança na rede pública e particular de ensino do Município.

A presidente da comissão, vereadora Elizabeth Maria Nascimento e Silva – Professora Beth coordenou o debate, que também contou com a participação dos demais membros efetivos, vereadores Daniel Amorim Gomes – Professor Daniel e Vitor Porto Fonseca Gonçalves, do membro suplente, vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista, e do vereador José Luiz Borges Júnior. “Acredito que é uma pauta que não podemos nos esquecer de forma alguma, porque, em maior ou menor escala, nós nos deparamos com violência no entorno das escolas constantemente, como bullying, e assim por diante”.

O encontro foi enriquecido com as contribuições dos representantes da Superintendência Regional de Ensino, do Conselho Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, dos gestores de escolas particulares e federais do Município e de servidores da área, que exemplificaram ações que estão sendo realizadas nas escolas em prol da efetivação da cultura da paz.

Uma das medidas considerada essencial pelos participantes é o trabalho de conscientização dentro das escolas, tais como promoção do diálogo constante entre alunos e professores; prevenção ao bullying; humanização dos processos escolares; desenvolvimento de ações em prol da saúde mental e do acolhimento de alunos e professores. Sistemas de monitoramento, contratação de rondantes e policiamento mais efetivo próximo às escolas também foram ações citadas para prevenção da violência nas escolas.

Outra questão prioritária citada pelos participantes é o fortalecimento da relação entre família e escola, de modo a identificar possíveis problemas, como a vulnerabilidade de alguns alunos, e trabalhar juntos em prol da solução. Nesse sentido, a comunidade escolar presente relatou que um dos grandes gargalos da atualidade é a “terceirização” da educação dos filhos por parte dos pais, principalmente por meio de celulares. E, visando combater esse mal, pediram “atenção e cuidado mais próximo das famílias com os filhos, principalmente com o que eles veem na internet”.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo Esporte e Lazer conclamou, portanto, a todos os presentes, bem como a representantes de escolas públicas e particulares do Município e da sociedade em geral, a criarem uma rede de apoio e interlocução permanente, de modo a trocar experiências, contribuir para a implantação de medidas de sucesso em outras instituições de ensino, e efetivar políticas públicas constantes no Município. Além disso, ficou decidido que outros encontros serão realizados para dar sequência e efetividade às ideias apresentadas.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

foto01