Câmara Municipal promove audiência aública sobre regularização dos cargos de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias

O encontro possibilitou um amplo diálogo entre vereadores, secretários municipais, representantes de sindicatos e agentes, a fim de chegarem a um consenso sobre a regulamentação dos referidos cargos no Município.

 

Com o plenário lotado de Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e de Combate a Endemias (ACE’s), a Câmara Municipal de Patos de Minas e a Prefeitura realizaram audiência pública nessa quarta-feira (3/5), para discussão sobre a regulamentação dos cargos e do piso salarial da classe no Município. Vereadores, secretários municipais, representantes do Sind-Saúde e do Sintrasp e agentes participaram do debate.

A iniciativa da audiência se deu considerando a tramitação, na Casa Legislativa, de um projeto de lei complementar que pretende regularizar o exercício dessas atividades em Patos de Minas. Entretanto, colocado o teor do projeto de lei em debate, constatou-se que o conteúdo da matéria não agrada a maioria dos agentes.

Durante a audiência, os representantes do Executivo Municipal apresentaram três possíveis cenários que previam diferentes possibilidades. Todavia, nenhuma das propostas foi totalmente aprovada pelos Agentes de Saúde e de Endemias. A classe pleiteia um plano de carreira equiparado aos servidores efetivos, a fixação do salário-base em dois salários- mínimos, o pagamento dos retroativos, entre outras questões.

Após um amplo debate, o Executivo Municipal afirmou que vai retirar o projeto e propor uma nova matéria, de modo a atender as demandas da classe que estejam dentro das possibilidades financeiras do Município.

Nesse sentido, o presidente do Legislativo, vereador Gladaston Gabriel, enfatiza que “A audiência tem como objetivo promover o diálogo entre as partes envolvidas, a fim de chegarem a um consenso que seja viável para os dois lados – agentes e poder público”.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa