O encontro foi promovido pela Comissão de Urbanismo, Trânsito e Transporte (CUTT) do Legislativo Municipal e representou um importante instrumento de prestação de contas e trasparência.
A Comissão de Urbanismo, Trânsito e Transporte (CUTT) da Câmara Municipal de Patos de Minas promoveu, na tarde de terça-feira (19/8), uma Audiência Pública para discutir o Sistema de Transporte Público e as soluções para o sistema viário e de trânsito da área urbana do Município.
Por meio do Requerimento nº 034/2025, a CUTT convocou o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Ocimar de Lima, para prestar esclarecimentos sobre o “Projeto Básico do Sistema de Transporte Público”, elaborado pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, bem como para expor soluções propostas para o sistema viário urbano.
A audiência foi coordenada pelo presidente da CUTT, vereador Paulo Henrique Caixeta, e contou com a presença do presidente da Casa Legislativa, vereador Cabo Batista, além dos vereadores Itamar André, Júlio César, José Eustáquio, Professora Beth, Toninho Cury, Ezequiel Macedo, Otaviano Marques e Wilian Campos. Também participaram os secretários municipais de Trânsito, Ocimar de Lima, e de Governo, Coronel Emerson Azevedo; representantes da Defesa Civil, da PRF, do CETRAN e agentes de trânsito.
Debate e esclarecimentos
Na abertura, o vereador Paulo Henrique Caixeta ressaltou a importância do encontro como continuidade do debate sobre o projeto básico, reforçando o compromisso da Câmara com a transparência, avaliação e acompanhamento da implementação do estudo.
O secretário Ocimar de Lima destacou que o escritório Jaime Lerner foi contratado para definir diretrizes de crescimento urbano para os próximos anos. Segundo ele, trata-se de um projeto de caráter teórico, que depende de análises e estudos complementares da Secretaria de Trânsito para implantação gradual. “São propostas de longo prazo, pois demandam a realização de obras”, afirmou.
Ocimar informou, ainda, que a execução do projeto começou no final de 2024 e que a Prefeitura seguirá as diretrizes o máximo possível, implantando intervenções de acordo com as condições orçamentárias e operacionais.
Intervenções já realizadas
O secretário prestou contas das principais intervenções já realizada a partir do estudo, tais como:
- Binários nas vias: Rua Ouro Preto x Rua Vereador João Pacheco; Rua Dona Luíza x Av. Barão do Rio Branco; e Rua Dom José Coimbra x Rua Pedra Azul.
- Rotatórias em pontos de conflito: Av. Paracatu x Av. Padre Almir; e Rua Manoel Dias x Rua Quirino Fonseca (Bernardão).
- Sinalização viária em diversos bairros e comunidades rurais.
- Implantação de 38,83 km de ciclofaixas e 10.817 tachões instalados.
- Construção de lombadas e travessias elevadas.
- Instalação de novos semáforos, como na Rua Espírito Santo x Av. Brasil.
- Implantação de mão única em vias de acesso a escolas, tais como na Escola Paulínia (Itamaraty, Escola Marluce (Planalto), Escola Deiró Borges (Sebastião Amorim).
- Adequações no trânsito para melhorar a fluidez, incluindo a retirada de estacionamentos na Av. Paranaíba, Av. Piauí, R. Rogério Severino (Abner Afonso), R. Alzino Martelo (Nova Floresta) e R. dos Bariris (Padre Eustáquio).
- Melhorias na sinalização para ampliar a segurança viária, tais como na R. Gabriel Pereira e R. Tomaz de Aquino; e na Avenida Angra dos Reis (Bairro Laranjeiras).
- Implantação de novos abrigos de ônibus, sendo instaladas 30 unidades (24/25), sendo que há uma licitação em andamento para até 100 unidades, que estão sendo entregues aos poucos, em lotes;
- Implantação de novas linhas de transporte coletivo; e Implantação do aplicativo “Meu ônibus Pássaro Branco, wi-fi e 15 novos veículos climatizados; aplicativo para pagamento com Pix, entre outras melhorias.
Ocimar acrescentou que, para 2026, a secretaria de Trânsito pretende destinar uma parte maior do orçamento para ações educativas e para a ampliação do quadro de agentes de trânsito.
Discussões dos vereadores
Durante o debate, os vereadores apresentaram sugestões de melhorias no trânsito local e apontaram pontos críticos que ainda exigem atenção. Houve destaque para a preocupação com o elevado número de acidentes de trânsito na cidade, enfatizando a necessidade de medidas mais eficazes para garantir a segurança da população.
Encerramento e considerações finais
O presidente da CUTT, vereador Paulo Henrique, avaliou a audiência como positiva e reforçou a relevância de manter o Legislativo em constante diálogo com os responsáveis pela execução do projeto. Segundo ele, o encontro cumpriu com os objetivos de verificar o que já foi realizado, acompanhar o andamento das ações e discutir as próximas etapas.
A audiência demonstra o esforço contínuo da Câmara Municipal em promover o debate sobre a mobilidade urbana, tema de grande impacto social e que envolve investimentos públicos significativos. A participação de autoridades e entidades civis reforçou o reconhecimento da importância da pauta e a necessidade de estratégias eficazes de implementação aliadas à conscientização da população.
A transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube e a disponibilidade da gravação para consulta posterior reafirmam o compromisso da Casa Legislativa com a transparência e o acesso público às discussões.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.