Dados foram avaliados pelas Comissões de Saúde Pública e Bem-Estar Social e de Finanças, Orçamento e Tributos da Câmara Municipal.
Em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Patos de Minas, em 15 de junho de 2026, no plenário da Casa Legislativa, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou o Relatório Detalhado do 1º Quadrimestre de 2026.
A sessão foi conduzida pelo presidente da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal, vereador Júlio César Gonçalves, com a participação do presidente da Casa Legislativa, vereador Cabo Batista e dos vereadores Professora Beth, Sargento Leomar, José Eustáquio, Mauri da JL, Toninho Cury, Otaviano Marques e Ezequiel Macedo.
As informações foram apresentadas pela secretária de saúde interina, Maiara Almeida Araújo da Silva, acompanhada por diretores técnicos que detalharam a execução orçamentária e a produção de serviços entre janeiro e abril de 2026
O relatório cumpre o disposto na Lei Complementar nº 141 de 2012, detalhando a execução orçamentária, auditorias e a produção de serviços do primeiro quadrimestre do ano.
Os dados revelam um investimento em saúde superior ao mínimo constitucional, avanços em procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e um alerta epidemiológico para novos sorotipos de Dengue e casos de Leishmaniose.
Entre os principais pontos discutidos, destacam-se o aumento na oferta de cirurgias eletivas, a implementação do protocolo de Manchester na UPA e os desafios impostos pela judicialização da saúde, especialmente em procedimentos vasculares. A nova secretária interina, Mayara, e sua equipe técnica apresentam dados sobre vigilância epidemiológica, cobertura vacinal e o monitoramento de doenças. O debate também abordou a transparência dos gastos e a necessidade de parcerias com municípios vizinhos.
Na oportunidade, os vereadores esclareceram diversas dúvidas sobre a saúde municipal e elogiaram a transparência da prestação de contas, bem como o trabalho das equipes de saúde.
A audiência foi transmitida ao vivo pelos perfis oficiais da Câmara Municipal no Instagram e no YouTube.
