Empossada a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos de Minas

Em Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (02), às 20 horas, no Plenário, foi empossada a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos de Minas, assim composta:

Maria Dalva da Mota Azevedo (Dalva Mota) – Presidente; Sílvio Gomes de Deus – 1º Vice-Presidente; Itamar André dos Santos – 2º Vice-Presidente; Amarildo Ferreira Silva – 1º Secretário; Pedro Lucas Rodrigues (Xará) – 2º Secretário. A nova mesa diretora eleita no dia 15 de dezembro vai comandar o Legislativo Patense durante todo o ano de 2012.

A ocasião contou com um grande público:

Os Vereadores Amarildo Ferreira Silva; Bartolomeu Ferreira Ribeiro; Isaías Martins de Oliveira; João Batista Donizetti da Cruz (Batista Miúdo); João Bosco de Castro Borges (Bosquinho); Itamar André dos Santos; José Carlos da Silva (Carlito); Maria Dalva da Mota Azevedo (Dalva Mota); Pedro Lucas Rodrigues (Xará). Lembrando que foram justificadas as ausências dos Vereadores Sílvio Gomes de Deus e Edimê Erlinda de Lima Avelar.

Autoridades: O Prefeito em exercício do município de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves; o Deputado Federal, José Humberto Soares; o Deputado Estadual, Hely Tarquínio; e o Subcomandante do 15º BPM Major Jarbas de Sousa Silva.

Imprensa, servidores da Casa, familiares dos parlamentares, assessores e cidadãos em geral.

Durante a Sessão Solene de Posse, a Mesa foi composta por Vereadores e Autoridades, e, posteriormente, todos os presentes ouviram o Hino Nacional e o Hino a Patos de Minas. O Vereador Isaías Martins de Oliveira fez a leitura das correspondências e, em seguida, o Vereador José Carlos da Silva – Carlito declarou empossada a Mesa Diretora, gestão 2012. A nova presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas foi então agraciada com flores, entregues pelos vereadores Amarildo Ferreira e Isaías Martins.

Pronunciamentos

O Vereador Carlito iniciou a fase de pronunciamentos, fazendo um breve relato sobre o seu trabalho realizado durante o ano, o qual, segundo ele, foi feito com diplomacia, bom-senso e diálogo. O Vereador enalteceu a atuação dos colegas vereadores e das comissões permanentes e destacou ainda a efetivação, por meio de concurso público, de novos funcionários, o lançamento do informativo “Câmara em Destaque”, os números de atos legislativos em sua gestão e a implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Por fim, Carlito agradeceu a todos que apoiaram e acompanharam o seu trabalho na presidência da Casa.

Na sequência, foi dada a palavra ao Deputado Estadual Hely Tarquínio, representante do Legislativo Estadual, que cumprimentou os presentes, parabenizou a Vereadora-Presidente Dalva Mota e enfatizou que a missão do vereador é conduzir, por meio de seu trabalho, o povo para uma vida melhor e mais justa. Falou, em seguida, o representante do Legislativo Federal, o Deputado Federal José Humberto Soares, que também cumprimentou a todos e parabenizou a Vereadora-Presidente.
Reiterou as palavras do Deputado Estadual, frisando a necessidade de se valorizar o Poder Legislativo e manifestando a sua confiança no trabalho a ser desenvolvido pela nova presidente.

Ademais, fez seu pronunciamento o Senhor José Eustáquio Rodrigues Alves, Prefeito em exercício de Patos de Minas, que cumprimentou os presentes e parabenizou a Vereadora-Presidente Dalva Mota. José Eustáquio falou sobre a importância da interligação dos três poderes e enfatizou a renovação na Casa em virtude do fato de que alguns vereadores, em sua primeira atuação como tais, assumiram a Presidência da Mesa Diretora.

Por fim, a Vereadora-Presidente Maria Dalva da Mota Azevedo fez uso da palavra, falando de seu compromisso em colaborar com uma gestão pública responsável, eficiente e sempre preocupada com o bem coletivo. Para ela, os cidadãos são os verdadeiros agentes de construção e de efetivação das políticas públicas. Dalva Mota reforçou que o papel dos políticos e dos gestores públicos, de um modo geral, na sua relação com os cidadãos, deve ficar claro: não é um jogo de interesses particulares, mas sim um elo de compromissos que visem à coletividade. A Vereadora-Presidente reafirmou, dirigindo-se ao Prefeito em exercício, José Eustáquio Rodrigues Alves, o compromisso de se trabalhar de forma harmônica e colaborativa, mas respeitando-se a independência e autonomia de cada poder.