ATA DA SESSÃO SOLENE DE POSSE DA MESA DIRETORA PARA O ANO DE 2012.

Aos 2 (dois) dias do mês de janeiro de 2012, às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, na Rua José de Santana, 506, 3º andar, reuniu-se a Edilidade Patense, com a presença de 9 (nove) vereadores; com faltas justificadas dos Vereadores Sílvio Gomes de Deus e Edimê Erlinda de Lima Avelar. Tomaram assento os Vereadores Amarildo Ferreira Silva, Bartolomeu Ferreira Ribeiro, Itamar André dos Santos, Isaías Martins de Oliveira, João Batista Donizetti da Cruz, João Bosco de Castro Borges, Maria Dalva da Mota Azevedo e Pedro Lucas Rodrigues. Foram convidados para tomarem assento à Mesa Diretora os Vereadores José Carlos da Silva e Itamar André dos Santos, Presidente e 1º Vice-Presidente, respectivamente. Na sequência, convidaram-se as seguintes autoridades para compor a Mesa: Senhor José Eustáquio Rodrigues Alves, Prefeito Municipal em exercício de Patos de Minas, Senhor José Humberto Soares, Deputado Federal, Senhor Hely Tarquínio, Deputado Estadual, Senhor Jarbas de Sousa Silva, Sub-Comandante do 15° BPM-PMMG. Dando prosseguimento, o Vereador-Presidente José Carlos da Silva declarou aberta a sessão, com os seguintes dizeres: “Em nome de Deus, havendo número regimental, declaro aberta a Sessão Solene de Transmissão de cargos da Mesa Diretora, gestão 2012”. Na sequência, todos os presentes foram convidados a ouvir o Hino Nacional e o Hino a Patos de Minas. Logo após, foram lidas, pelo Vereador Isaías Martins de Oliveira, as correspondências alusivas à cerimônia de posse. A seguir, passou-se à Posse da Mesa Diretora para o ano de 2012. Foram empossados os vereadores: Maria Dalva da Mota Azevedo, Itamar André dos Santos, Amarildo Ferreira Silva e Pedro Lucas Rodrigues, Presidente, 2º Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário respectivamente. Em razão da ausência, o Vereador Sílvio Gomes de Deus, 1º Vice-Presidente, tomará posse na primeira reunião ordinária de 2012. O Vereador-Presidente José Carlos da Silva declarou empossada a Mesa Diretora, gestão 2012.Iniciando a fase de pronunciamentos, foi dada a palavra ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara, Vereador José Carlos da Silva, o qual fez um breve relato sobre o trabalho realizado no ano de 2011, enalteceu o trabalho dos vereadores e das comissões permanentes. O Vereador também falou de seu trabalho feito com diplomacia, bom-senso, harmonia e muito diálogo. Segundo o Vereador, em sua administração, o relacionamento com o Poder Executivo foi positivo, já que foram respeitadas as opiniões contrárias. O Vereador destacou a efetivação, por meio de concurso público, de novos funcionários, o lançamento do informativo “Câmara em Destaque” e os números de atos legislativos em sua gestão. Enfatizou ainda a implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), também em sua gestão. Por fim, agradeceu aos Vereadores que compuseram com ele mesmo a Mesa Diretora 2011 e a todos que, direta ou indiretamente, o acompanhou seu trabalho na presidência da Casa. Externou ainda seus agradecimentos aos servidores, aos assessores parlamentares e aos menores aprendizes do PROMAM. Na sequência, foi dada a palavra ao Deputado Estadual Hely Tarquínio, representante do Legislativo Estadual. Cumprimentou a todos e parabenizou a Vereadora Dalva Mota. Disse a todos que a missão do vereador é conduzir, por meio de seu trabalho, o povo para uma vida melhor e mais justa. O Deputado também falou que o povo deve reconhecer e valorizar o poder dado ao Vereador. Manifestou à Vereadora-Presidente a confiança no comando da Casa. Falou, na sequência, o representante do Legislativo Federal, o Deputado Federal José Humberto Soares. Cumprimentou a todos e parabenizou a Vereadora-Presidente. Reiterou as palavras do Deputado Estadual de Hely Tarquínio, enfatizando a necessidade de se valorizar o Poder Legislativo. Acrescentou que a mulher possui um modo especial de enxergar o mundo. Manifestou sua confiança no trabalho a ser desenvolvido pela Vereadora-Presidente. A seguir, fez seu pronunciamento o Senhor José Eustáquio Rodrigues Alves, Prefeito em exercício de Patos de Minas. Cumprimentou a todos e parabenizou a Vereadora-Presidente Dalva Mota. Falou da importância da interligação dos três poderes. Enfatizou a renovação na Casa em virtude do fato de que alguns vereadores, em sua primeira atuação como Vereadores, assumiram a Presidência da Mesa Diretora. Por fim, a Vereadora-Presidente Maria Dalva da Mota Azevedo fez uso da palavra. Inicialmente, a Vereadora-Presidente falou de seu compromisso como presidente da Câmara, que é o colaborar com uma gestão pública responsável, eficiente e preocupada com o bem coletivo, reconhecendo, efetivamente, os cidadãos como verdadeiros agentes de construção e de efetivação das políticas públicas. Na sequência de sua fala, a Vereadora-Presidente destacou a importância da Escola do Legislativo na contribuição com a formação política e social, tanto para os vereadores, assessores e servidores, quanto para os cidadãos. A Vereadora-Presidente enfatizou que o papel dos políticos e dos gestores públicos, de modo geral, na sua relação com os cidadãos, deve ficar claro: não é um jogo de interesses particulares, mas sim um elo de compromissos que visem à coletividade. A Vereadora-Presidente reafirmou, dirigindo-se ao Prefeito em exercício, José Eustáquio Rodrigues Alves, o compromisso de se trabalhar de forma harmônica e colaborativa, mas respeitando-se a independência e autonomia de cada poder. A Vereadora-Presidente, para encerrar sua fala, agradeceu a todos, vereadores, assessores, servidores, profissionais da imprensa e cidadãos de modo geral a oportunidade de sua atuação na vida pública. Nada mais havendo a tratar, a Vereadora-Presidente Maria Dalva da Mota Azevedo reiterou os agradecimentos a todos e solicitou aos Vereadores e aos demais interessados assinarem a ata. Para constar, lavrou-se a presente ata. Patos de Minas, 2 de janeiro de 2012.