Última reunião ordinária da Legislatura é marcada por agradecimentos, críticas e balanços da atuação parlamentar

A reunião ordinária desta quinta-feira (17/12) foi a última do calendário legislativo 2017/2020. Alguns vereadores inscreveram-se na tribuna livre para prestar contas da gestão, tecer críticas e agradecimentos durante a jornada legislativa dos últimos 4 anos.

A reunião ordinária desta quinta-feira (17/12) foi a última da Legislatura 2017/2020, no entanto, caso haja necessidade, o presidente da Câmara Municipal poderá convocar reunião extraordinária para apreciar projetos de lei em caráter de urgência ainda neste ano.

Na reunião, alguns vereadores utilizaram a tribuna livre, como oradores inscritos, para prestar contas da gestão, tecer críticas e proferir agradecimentos durante a jornada legislativa dos últimos 4 anos.

Orador Inscrito I: Vereador João Bosco de Castro Borges – Bosquinho

No primeiro momento, fez utilização da tribuna livre, como orador inscrito, o vereador João Bosco de Castro Borges – Bosquinho. João Bosco explicou que decidiu se pronunciar em face da fala do prefeito eleito Luís Eduardo Falcão Ferreira, proferida durante a reunião ordinária do dia 3 de dezembro. Para Bosquinho, a narrativa do prefeito eleito na reunião foi totalmente diferente da que ele utilizou durante a campanha eleitoral, ou seja, uma “fala vazia”, ao chamar à união todas as forças políticas da cidade, o que, para Bosquinho, é um “paradoxo”, já que o prefeito eleito teve um discurso de criminalização das instituições durante a campanha. Em seu pronunciamento, o parlamentar fez um discernimento da velha e nova política e afirmou: “o novo está mais ultrapassado do que o velho”. Bosquinho ainda elogiou a gestão do atual prefeito José Eustáquio, afirmando que, “durante 40 anos, nenhum prefeito irá receber uma Prefeitura da forma como está, entregue pelo seu antecessor, com uma alta governabilidade, com o maior conforto, com recursos em caixa, na maior condição de fazer uma ótima administração”. E complementou: “máquina enxuta, funcionalismo publico qualificado, 13º pago dos servidores, entrega de milhares de escrituras a diversos moradores, ótima infraestrutura da cidade, diversas ruas recapeadas, duplicação da Avenida Buritis, duplicação da Avenida Marabá, duplicação da Rua Artur Magalhães etc”.

Em sua fala, o vereador Bosquinho também resgatou nomes da “velha” política, destacando aspectos da gestão de cada um, que, a sua maneira, contribuíram para a história de Patos de Minas, citando Waldemar da Rocha, Arlindo Porto Neto, Antônio do Valle Ramos, Jarbas Cambraia, Elmiro Alves do Nascimento, José Humberto Soares, Maria Beatriz, Pedro Lucas e José Eustáquio. Na sequência, Bosquinho desejou sucesso ao prefeito eleito Luis Eduardo Falcão e afirmou que “não sairá da Casa Legislativa querendo compreensão, mas sim com a consciência tranquila do dever cumprido”. Bosquinho também aproveitou a oportunidade para criticar o processo seletivo realizado pelo prefeito eleito para selecionar os gestores da nova administração, afirmando que “não passa de uma farsa; é um dos maiores engôdos da história; foi a maior jogada de marketing pós-eleitoral, sendo, assim, umas das primeiras ações para enganar a população de Patos de Minas”, destacou Bosquinho. Na opinião do parlamentar, “o processo é nebuloso, obscuro e com critérios subjetivos”. Bosquinho ainda questionou quem teria pago a empresa Fidhem – Gestão de Pessoas, “se seria o próprio Falcão ou as empresas que financiaram a sua campanha”. Por fim, Bosquinho finaliza o assunto afirmando que “Luís Eduardo Falcão faz um discurso de bom samaritano, porém isso é balela”. Diante disso, em seu pronunciamento, Bosquinho cobrou do Ministério Público e da Justiça Eleitoral a análise da denúncia referente a esse processo seletivo: “um dos maiores absurdos da história de Patos de Minas”. E solicitou à Casa Legislativa que também intervenha, na próxima Legislativa, caso não sejam tomadas as devidas providências pelos órgãos pertinentes, inclusive instaurando uma Comissão Parlamentear de Inquérito”.

Finalizando o seu pronunciamento, o vereador Bosquinho prestou contas do seu patrimônio adquirido durante as quase duas décadas de mandato, afirmando que “entrou com o “joinha” (corcel 76) e está saindo somente com ele”. E declarou: “o meu maior patrimônio mesmo é minha família, com formação humanista, com pessoas preparadas intelectualmente, que sabem do meu papel na sociedade”. Apesar de estar se despedindo da vida parlamentar, Bosquinho reforçou que continuará na política como militante na luta em prol das causas sociais. João Bosco concluiu sua fala citando as palavras de Manoel Barros: “Eu não caminho para o fim. Eu caminho para as origens”.

Orador Inscrito II: Vereador Francisco Carlos Frechiani

Na sequência, o vereador Francisco Carlos Frechiani inscreveu-se como orador, oportunidade em que fez um balanço de toda sua trajetória parlamentar, caracterizando-a como “a melhor parada da sua viagem de vida”, na qual afirmou ter feito bons amigos e coletado muitos aprendizados, resultando em uma carreira completa e benéfica para Patos de Minas. Em relação às críticas advindas de parte da imprensa patense, no que se refere a projetos de lei para denominação de nome de rua, o parlamentar ressaltou que os Correios só fazem o Código de Endereçamento Postal – CEP a partir da denominação de ruas, feita e aprovada por esta Casa Legislativa, e que, ao se criar uma rua, é necessário que o povo patense, representado na Casa Legislativa, nomeie as vias, pois sem o referido trabalho, não seria possível a identificação por meio do CEP. Para Francisco Frechiani, tudo o que passa pela Casa Legislativa é igualmente importante e reforçou: “Ao denominar nomes de ruas, estamos garantindo cidadania e dignidade às pessoas”. Chico Frechiani endossou, ainda, para que os novos vereadores eleitos para a Legislatura 2021-2024 façam o seu melhor e que não se rendam às dificuldades rotineiras da vida parlamentar. Em sua declaração, Frechiani salientou que os novos eleitos devem dar o devido reconhecimento aos servidores da Câmara Municipal, “que muito contribuem para o processo Legislativo”. Ao final de suas ponderações, o vereador Francisco Frechiani desejou a todos os colegas vereadores uma excelente trajetória de vida e que aproveitem, ao máximo, cada uma das paradas e pessoas que encontrarem ao longo do caminho. Por fim, desejou um ótimo Natal e próspero Ano Novo a todos os patenses.

Orador Inscrito III: Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar

A terceira tribuna livre da última reunião ordinária do ano também contou com o pronunciamento da vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, realizado por meio de vídeo, já que, por medida da proteção da Covid-19, a parlamentar não pôde participar presencialmente da reunião. Em sua fala, a vereadora destacou a sua gratidão a cada dos seus colegas parlamentares, com os quais exerceu os seus mandatos parlamentes, a Deus por tê-la possibilitado “ficar tantos anos no parlamento” e ao povo patense, que nela “depositou sua confiança, confiança essa que foi o combustível para o desenvolvimento de um trabalho sério, responsável e profícuo”, destacou Edimê. A parlamentar disse que todo o seu trabalho se encontra documentado nos anais da Casa Legislativa, ressaltando que, “mesmo tendo passado por dois gravíssimos cânceres”, jamais deixou de se ausentar do seu trabalho Legislativo. A vereadora Edimê afirmou, ainda, que “chegada a hora de se despedir, o dono do tempo sabe a hora de mudar a nossa história”. E citou as seguintes palavras do apóstolo Paulo: “Combati um bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé" (2Tm 4,6)”. Além disso, Edimê salientou o “trabalho acirrado e comprometido” realizado nesta Casa, destacando que seus maiores feitos se deram na área da educação, a conquista da vinda do IFTM e da UFU para Patos de Minas, com o empenho também do vereador Bosquinho e de outras lideranças da cidade; a conquista de várias quadras cobertas para diversos bairros por meio de recursos federais; o auxílio às diretoras da rede estadual de ensino a também conseguirem quadras cobertas para as escolas estaduais; a luta para aprovação do kit educação; o empenho para as patrulhas mecanizadas para zona rural; a conquista de academias ao ar livre, de mamógrafo e de parquinhos infantis; bem como a promoção de campanhas Natal Solidário e do agasalho; entre outras realizações. Ao final, a vereadora Edimê desejou um Feliz Natal e bençãos a cada um.

Comunicações:

Na fase de comunicações, os parlamentares também agradeceram à população patense e aos colegas vereadores pela parceria durante a caminhada legislativa, manifestaram a intenção de continuarem trabalhando em prol da comunidade e desejaram um Feliz Natal e próspero Ano Novo para todos.

Votação de projetos de lei:

A votação dos projetos de lei pode ser conferida na síntese da reunião ordinária, disponível em nosso site institucional.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

01
01 01
05
05 05
06
06 06

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa