Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos de Minas apresenta estrutura do Palácio dos Cristais, futura sede do Legislativo Municipal

Localizado no Centro de Patos de Minas e tombado pela Prefeitura, o imóvel passará por adequações para comportar a estrutura administrativa e legislativa da Câmara Municipal. A mudança para uma sede própria vai gerar uma economia de quase R$ 50 mil reais mensais com aluguel.

Em visita realizada ao Palácio dos Cristais na manhã desta quarta-feira (26/4), a atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos de Minas, presidida pelo vereador Gladston Gabriel da Silva, apresentou aos demais vereadores e à imprensa local as instalações do imóvel que abrigará a nova sede do Poder Legislativo Municipal.

Localizado no Centro da cidade e tombado pela Prefeitura por sua importância cultural, o Palácio dos Cristais passará por adequações para receber toda a estrutura administrativa e legislativa da Câmara Municipal. O pedido para uso do prédio foi idealizado pelo vereador Mauri da JL, durante a gestão do então presidente, Ezequiel Macedo; deferido e apoiado pelo prefeito Luís Eduardo Falcão; e terá andamento pela atual Mesa Diretora, com suporte dos demais parlamentares.

Segundo o vereador/presidente Gladston Gabriel, inicialmente, o Palácio passará por uma readequação, para acomodar servidores e vereadores. O local também contará com um Memorial para valorização da história do prédio e do Município. Posteriormente, será construída uma edificação ao fundo do prédio, que comportará o estacionamento, os gabinetes dos vereadores e o Plenário. Até a construção do anexo ser concretizada, o salão do júri do antigo Fórum será utilizado para a realização das plenárias. “É preciso pensar Patos de Minas a longo prazo, para os próximos 150/200 anos. Uma cidade cada vez mais pujante precisa de uma sede adequada para melhor atender à população”, ressaltou Gladston.

O presidente também destacou que as adaptações no prédio serão iniciadas após autorização do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural – CONDEPAHC, que irá se reunir no próximo dia 10 de maio para análise das adequações. “Respeitaremos todas as decisões do conselho, de modo a preservar o patrimônio e a somar para utilização adequada do espaço”, pontuou Gladston.

A partir da deliberação do conselho, a Câmara Municipal iniciará as tratativas para contratação de empresa responsável pelas adequações no prédio e pelo projeto do anexo que será construído ao fundo do imóvel. A mudança para o Palácio dos Cristais vai possibilitar uma economia de quase R$ 50 mil reais mensais gastos atualmente com aluguel, que poderão ser empregados em outras áreas.

Facilidade de acesso à população, valorização do patrimônio histórico e economia aos cofres municipais

• O vereador-presidente, Gladston Gabriel, endossou que a Câmara Municipal de Patos de Minas, ao ser sediada no Palácio dos Cristais, continuará facilitando o acesso da população aos serviços da Casa Legislativa, por estar localizado na região central da cidade, bem como valorizará o patrimônio histórico-cultural do Município, por conservar o local e possuir um Memorial para preservação da história.

• Além disso, Gladston ressaltou que a mudança para o Palácio dos Cristais vai possibilitar uma economia de quase R$ 50 mil reais mensais gastos atualmente com aluguel, que poderão ser empregados para em melhorias de outras áreas.

Presenças

• Acompanharam a visita in loco o vereador-presidente Gladston Gabriel e os demais integrantes da Mesa Diretora, vereadores Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL, Wanderlei Rodrigues Resende - Professor Delei e João Batista Gonçalves – Cabo Batista; os parlamentares Elizabeth Maria Nascimento e Silva – Professora Beth, Itamar André dos Santos e Nivaldo Tavares dos Santos, além de servidores e assessores da Casa.

• O prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira também esteve presente, oportunidade em que destacou a relevância histórica do prédio e reforçou a importância da união de esforços entre Executivo e Legislativo Municipais para a efetivação do projeto.

• Os servidores do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural – CONDEPAHC também participaram da visita e detalharam algumas mudanças que serão feitas no local.

foto01
foto01 foto01