Sugestões de novos cursos da UFU/Patos de Minas e ações de desenvolvimento local são temas de Audiência Pública da Câmara Municipal

Vereadores, prefeito, vice-prefeita, secretária municipal, representantes da UFU e da sociedade em geral falaram sobre a importância da UFU para o Município e discutiram demandas vocacionais, curriculares e sociais para Patos de Minas.

 

O presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, vereador Gladston Gabriel da Silva, dirigiu a audiência pública realizada na noite de terça-feira (2/5), no plenário da Casa Legislativa, oportunidade em que foram abordados diversos assuntos relacionados ao câmpus da UFU Patos de Minas, especialmente no que diz respeito à vinda de novos cursos de graduação para a cidade.

A partir desta audiência pública, a população e as entidades têm a oportunidade de sugerirem novos cursos para a UFU de Patos de Minas e de, assim, participarem das políticas públicas do Município”, destacou Gladston.

Representando a Câmara Municipal, participaram do encontro os vereadores João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Daniel Amorim Gomes – Professor Daniel, Ivanir Rosa de Oliveira – Ivan Rosa, José Eustáquio de Faria Junior e Elizabeth Maria Nascimento e Silva – Professora Beth. Os parlamentares enalteceram a importância da UFU para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico de Patos de Minas e sanaram dúvidas sobre questões relacionadas à Universidade.

Também estiverem presentes o prefeito Luís Eduardo Falcão, a vice-prefeita Sandra Gomes; a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suelen de Sousa; o assessor do reitor da UFU em Patos de Minas, Matheus de Souza Gomes, além de vários servidores, professores e alunos da UFU, autoridades e cidadãos em geral.

Na ocasião, o assessor do reitor da UFU destacou a importância do encontro para discutir o rumo da Universidade em Patos de Minas, tais como questões da sede própria, de novos cursos de graduação e pós-graduação e o desenvolvimento social e econômico do Município possibilitado por ações conjuntas.

A sinergia entre Câmara, Prefeitura e Universidade está pulsante e palpável, por isso temos que aproveitar para um objetivo maior, que é levar a Universidade para a população. (…) E o nosso papel é, também, auxiliar o desenvolvimento social, o tecnológico e econômico da cidade”, endossou Matheus. Ainda segundo o assessor, é preciso verificar quais são as demandas profissionais do município, para, posteriormente, apresentá-las ao Ministério da Educação, na tentativa de abrir novos cursos na cidade.

O prefeito Falcão e a secretária de Desenvolvimento Social Jorgiane destacaram a importância da parceria entre UFU e Prefeitura para trazer o que há de melhor para a população, ressaltando a oferta de cursos técnicos gratuitos levados aos bairros e distritos por meio do programa Promam 5.0. “Unificação de esforços para construir uma política pública eficiente”.

A audiência pública também contou com ampla participação virtual, por meio da transmissão ao vivo pelo Youtube da Casa Legislativa. “Durante o encontro, foi apontada a necessidade de cursos noturnos e sugeridos os cursos de graduação em Direito, Ciências Econômicas, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Artes, Medicina, Letras Licenciatura e, como há fomento do agronegócio na cidade, o curso de Tecnologia no Agronegócio ou Informatização do Agronegócio”, compilou Gladston, ao final da audiência.

Sobre a UFU – Campus Patos de Minas

Em vídeo institucional da UFU, a qual está no Município desde 2010, destacou-se que o câmpus Patos de Minas abriga três graduações - Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações; Engenharia de Alimentos; e Biotecnologia, com exercício das atividades em várias unidades, tais como no prédio de Laboratórios; na unidade Pavonianos e no bloco Alpha.

A UFU também oferece programas de Mestrado e de Programa de Pós-graduação, “com atividades de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para uma educação gratuita, equânime e etnicamente referenciada”. Ademais, o primeiro prédio do câmpus, na região de Trinta Paus, está em construção, com expectativa para ser inaugurado até o início de 2024.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06
foto07
foto07 foto07

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa